Cada legislação é oficial do governo.
Primeiro precisamos saber qual o porte da farmácia que se pretende abrir e quais os tipos de medicamentos que serão manipulados. A partir dessas informações, podemos começar a pensar em metragem . Exemplo: uma farmácia pequena o ideal é que tenha no mínimo 150m².
Que o local precisa de um pé direito alto.
Que é necessário uma área externa para a instalação da casa de gases.
Que você pode ter tanto a manipulação de estéreis e de não estéreis na mesma farmácia , porém as necessidades e exigências são diferentes.
“O ambiente construído pode ser um catalisador para a mudança de comportamento e pode influenciar positivamente a saúde física e mental.”
Richard Jackson
Professor de Saúde Pública da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
- Este Regulamento Técnico fixa os requisitos mínimos exigidos para o exercício das
atividades de manipulação de preparações magistrais e oficinais das farmácias, desde
suas instalações, equipamentos e recursos humanos, aquisição e controle da
qualidade da matéria-prima, armazenamento, avaliação farmacêutica da prescrição,
manipulação, fracionamento, conservação, transporte, dispensação das preparações,
além da atenção farmacêutica aos usuários ou seus responsáveis, visando à garantia
de sua qualidade, segurança, efetividade e promoção do seu uso seguro e racional.
- Altera o item 2.7, do Anexo III, da Resolução RDC No- 67, de 8 de outubro de 2007.
Esta RDC possibilita a instalação das cabines dedicadas sem as antecâmaras , desde que seja
utilizadas as cabines de segurança biológica.
- Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da
dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em
farmácias e drogarias e dá outras providências.
- Esta Resolução se aplica aos geradores de resíduos de serviços de
saúde- RSS cujas atividades envolvam qualquer etapa do
gerenciamento dos RSS, sejam eles públicos e privados, filantrópicos,
civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e
pesquisa.
- Este Regulamento Técnico fixa os requisitos mínimos exigidos para o registro e
fiscalização de estabelecimentos que fazem manipulação, conservação e
dispensação de preparações magistrais e oficinais, para uso em animais de
companhia, esporte, peixes e aves ornamentais.
- Este regulamento fala sobre a inspeção e a fiscalização dos produtos de uso
veterinário e dos estabelecimentos que os fabriquem, manipulem, fracionem, envasem, rotulem, controlem a qualidade, comerciem, armazenem, distribuam,
importem ou exportem serão reguladas pelas determinações previstas .
ABNT NBR ISO 14644-1: Esta Parte da NBRISO14644 especifica a classificação de
limpeza do ar em termos de concentração de partículas no ar em salas limpas.
- Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e
avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde
- Aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de
Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências.
- Este Regulamento Técnico fixa os critérios relativos ao fracionamento de Produtos de
Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes e se aplica às empresas que exerçam a referida
atividade com venda direta ao consumidor.
- Regulamento técnico de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento de
Insumos Farmacêuticos
- Dispõe sobre o Regulamento Técnico que fixa os requisitos mínimos exigidos
para funcionamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica (STA).
- Este Regulamento Técnico fixa os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de
Nutrição Parenteral.
A licença do LTA – Anvisa é necessária para empresas que atuam na prestação de serviços, fabricação, transporte, armazenamento e comercialização de produtos como cosméticos, alimentos e medicamentos, que estão sob o controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Essas empresas devem seguir as normas em vigor e apresentar os documentos necessários para compor o LTA.
Após análise e vistoria técnica pela Vigilância Sanitária, se tudo estiver em conformidade, a licença é concedida e a empresa e suas instalações podem oferecer produtos e serviços.
Laudo Técnico de Avaliação (LTA) é um documento elaborado por um profissional técnico habilitado que tem como objetivo avaliar as condições de segurança e saúde de um ambiente de trabalho ou de uma edificação.
O LTA pode conter informações sobre a existência de riscos ambientais, medidas de prevenção e controle de acidentes, condições de higiene e conforto, entre outros aspectos relevantes.
O documento é utilizado como base para implementar medidas de melhoria nas condições de trabalho e de saúde ocupacional, além de garantir a conformidade legal e normativa.
A Vigilância Sanitária exige a análise e aprovação de estabelecimentos que, em virtude de suas atividades, apresentam risco ou impacto à saúde. Essa exigência é regulamentada pelo Decreto Estadual N°12.342/78, Lei 10.083/98 e Portaria CVS 01/02, e se aplica a todos os estabelecimentos sujeitos a essas normas.
Abaixo os estabelecimentos que necessitam de LTA: